Current track

Title

Artist


Rapper baiano Kolx estreia projeto solo em parceria com Keith

Por em 14 de setembro de 2020

Trazendo referências potentes de pensadores como Grada Kilomba e Ailton Krenak, o rapper baiano Kolx, integrante do coletivo Underismo, lançou na última sexta-feira, 4, seu primeiro trabalho solo, a mixtape ‘Tipos de Rochas & Minerais”, em parceria com Keith, artista do Mato Grosso do Sul.

Com 37 minutos de duração, o trabalho é divido entre “ambiências”, interlúdio e faixas, que abrem uma rachadura no meio de seu próprio organismo para efetivar um harmônico estudo de si.

“Ouvi essa mixtape tantas vezes… Conclui que a melhor audição dela é de olhos fechados, ouvindo tudo de uma vez. Isso porque a força maior que move a obra é sobre se sentir, dos seus sentimentos ao teu ser. Parece papo de mantra espiritual, mas é aquela história de se encarar no espelho e se analisar, analisar a sua vida, os seus detalhes, para além da beleza, é se olhar… Pra mim essa mixtape é isto, um espelho, no meu caso me vi algumas vezes como uma rocha, robusto, pesado, mas móvel, em constante movimento: a pedra que rola. Muita coisa”, explicou Kolx, em entrevista ao Portal A TARDE.

Para ele, Kilomba e Krenak foram importantes referências que serviram de base para compor a obra. O artista contou que buscou de nutrir de “filosofias subversivas”. Neste sentido, os dois autores fortaleceram pensamentos que Kolx já tinha dentro de si, porém oferecendo instrumentalização para dar continuidade a esta jornada.

“Ainda não tive a oportunidade de ler a Kilomba para além do capítulo “A Máscara”, do seu livro Memórias da Plantação, mas esse breve encontro me ajudou a entender o que as técnicas exploratórias herdadas da colonização representam, e saber como elas funcionam foi o auxílio que eu precisava para extrair o que eu sinto, tirar do interno, pôr na música, sabe? É a adequação da fala pelo aprendizado da audição. Se a Kilomba foi uma inspiração para a ciência da raça, em si, o Krenak foi um potencializador para o estudo do mundo que está a minha volta”, contou.

A parceria com Keith surgiu a partir de um contato na plataforma de música SoundCloud, que tornou-se uma troca de figurinhas e, observando os trabalhos um do outro, decidiram trabalhar juntos em um novo projeto.

“Achei que a direção criativa dele convertia com muitos pontos q eu levo em consideração em minha obra também. Senti vontade aliar forças pra criar uma obra e propus a ideia ao Kolx que, felizmente, aceitou”, afirmou Keith.

A mixtape “Tipos de Rochas & Minerais” é assinado também por SE7E (Guild), na mixagem e masterização; e DeusNoBruno, na captação de voz, no estúdio Kaffeína Record’s.

O álbum está disponível nas plataformas digitais.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *