background
Carregando página principal
Logomarca do ATardeFM mobileLupa de busca mobile
voltar a pagina anterior

Teatro

“Movimento Boca Brasa” agita programação oficial do aniversário de Salvador

Vanessa Correia • 27/03/2025 - 14:18
Curtir

		“Movimento Boca Brasa” agita programação oficial do aniversário de Salvador
Imagem: Divulgação

Em sua 8ª edição, o “Movimento Boca de Brasa” vai ser mais um presente para Salvador: na programação oficial do aniversário da cidade, o festival evidencia a potência das periferias nos dias 27, 28 e 29 de março. O Quarteirão das Artes, localizado na interseção entre a Praça Castro Alves e a Barroquinha, no Centro Histórico, será cenário para uma programação totalmente gratuita de espetáculos, shows, podcasts, exposição, feira de economia criativa e Ocupação Sound System. As atividades ocupam o Teatro Gregório de Mattos, o Espaço Cultural da Barroquinha, o Pátio Iyá Nassô, o Café Nilda Spencer e a Ladeira da Barroquinha, com apresentações de iniciativas culturais e criativas participantes das Escolas Criativas Boca de Brasa e de agentes culturais convidados. Mais de 100 artistas estarão nos palcos.

PROGRAMAÇÃO MOVIMENTO BOCA DE BRASA

No dia 27 de março (quinta-feira), às 17h, o espetáculo de abertura do “Movimento Boca de Brasa” será um grande acontecimento de cores, luzes e sons: mais de 60 artistas vão criar um mosaico cênico por toda a área do Quarteirão das Artes, do Teatro Gregório de Mattos às escadarias da Barroquinha. Com direção de Elivan Nascimento e Jorge Alencar e direção musical de Luciano Salvador Bahia, a encenação une teatro, dança, moda, slam, literatura e música com toda a potência da periferia, também fazendo uma homenagem à cidade de Salvador, aniversariante, principalmente à sua musicalidade e movimentos corporais. Além de artistas vinculados ao Boca de Brasa – como a Cia de Teatro JÁÉ, NegaFyah, Periferia do Futuro e Vittor Adél –, o elenco inclui nomes como Thiago Almasy e Paulo Arth, e também uma orquestra feminina de timbaus coordenada por Ratinha e um corpo de baile com artistas de Cajazeiras e do Subúrbio.

Logo após o espetáculo, a abertura oficial será marcada pelas falas do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo Ana Paula Matos e do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, que, juntamente com outras autoridades, entregarão o selo “Eu Sou Boca de Brasa” a 35 iniciativas concluintes dos programas de incubação e aceleração das Escolas Criativas Boca de Brasa 2024.

A noite segue no Pátio Iyá Nassô, área ao ar livre do Espaço Cultural da Barroquinha. Às 19h, a “Vitrine Boca de Brasa” apresenta pocket show do rapper, cantor e multiartista ODILLON, que vem tendo sua carreira impulsionada pelo Boca de Brasa desde 2023. Depois, a pagodeira, compositora e bailarina Aila Menezes faz o seu “Baile de Todas as Cores”, um show que também é movimento em defesa da diversidade e contra preconceitos, onde todas as tribos se encontram e o pagodão entoa letras reflexivas.

No dia 28 de março (sexta-feira), a manhã será reservada para uma ação especial: o “Rolé Boca de Brasa”, que vai levar um grupo de convidados – gestores públicos, curadores de espaços e eventos culturais, artistas e imprensa – para conhecer os polos Boca de Brasa de Valéria, Cajazeiras e Subúrbio, suas estruturas e capacidades. Em cada local, a comitiva será recebida por artistas e coletivos participantes do Boca de Brasa, que fazem pequenas performances: o Célula Hip Hop, o grupo Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA), a atriz Déa Rodrigues e o Samba de Roda de Tubarão.

À tarde, o Espaço Cultural da Barroquinha será cenário para a gravação do podcast “Potências da Periferia”. Serão dois episódios apresentados pela jornalista Luana Assiz, abertos para o público e com transmissão ao vivo pelo YouTube. O primeiro episódio, “O Poder dos Coletivos Artísticos nas Periferias”, começa às 15h, para compartilhar experiências de iniciativas que transformam comunidades e cenas culturais, reunindo representantes do Nós do Morro, organização social atuante no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro; do Ministereo Público, o primeiro sound system da Bahia; e da Cia de Teatro JÁÉ, grupo artístico e de ensino gratuito do bairro de Valéria. Depois, às 17h, o debate será sobre “Empreendedorismo do Futuro”, com convidados que desenvolvem estratégias exemplares de sustentabilidade baseadas em perspectivas de inclusão, desenvolvimento social coletivo e distribuição de conhecimentos e riquezas. Estão confirmadas presenças de representantes da Escola Maria Felipa, escola afro-brasileira de Salvador comprometida com uma pedagogia inclusiva,e do Museu de Arte de Simões Filho (MASF), um museu a céu aberto que reage à falta de espaços culturais no município.

Às 19h, o Teatro Gregório de Mattos será palco do “Humor É Coisa de Mulher”. Apresentada por Val Benvindo, jornalista, influenciadora e criadora do “Festival Humor Negro”, a mostra vai apresentar a comediante Aline França junto com o Clube DazMinina, pioneiro na comédia stand-up nordestina, formado por Ana Carolana, Brida Aragão, Naiara Bispo e Renata Laurentino e participante do Programa de Aceleração do Boca de Brasa em 2024.

A noite novamente continua no Pátio Iyá Nassô, com mais uma edição do “Vitrine Boca de Brasa”, às 20h30. Desta vez, a cantautora, instrumentista e atriz Andrezza mostra seus vocais e interpretação poderosos com sua música que une brasilidades e baianidades ao rock’n’roll. A sexta-feira se encerra com Hiran, uma das grandes identidades do rap da Bahia, no show “Hiran canta Brown”, em que interpreta canções de Carlinhos Brown. O artista recebe as cantoras Majur e Nininha como convidadas.

No aniversário de Salvador, 29 de março (sábado), o “Movimento Boca de Brasa” é tomado pela “Ocupação Sound System – Conexões Afro-latinas” na Barroquinha. Realizado através da parceria do grupo de sound system Ministereo Público com a Giro Conecta, plataforma que busca conectar os países do Atlântico Sul através das artes, o projeto é uma imersão nesta cultura sonora e visual, numa conexão Salvador-Jamaica. Das 14h às 16h, uma oficina de grafite será conduzida por Core. A partir das 17h, o paredão de caixas de som é acionado. Formado por DJ Raiz, DJ Pureza e o dubmaster Regivan Santa Barbara, o Ministereo Público foi pioneiro nesta atividade em terras baianas, criado em Salvador em 2005, comemorando então 20 anos de história. Eles recebem uma atração internacional: o cantor e compositor Jesse Royal, destaque da nova geração do reggae jamaicano.

Durante a programação dos três dias, estarão abertas a feira de economia criativa, com barracas de gastronomia e de diversos produtos espalhadas pela Rua do Couro e Café Nilda Spencer, além da ativação das lojas da própria região, e a exposição “Boca de Brasa em Movimento”, no Foyer do Teatro Gregório de Mattos, que constrói um mapa geográfico e histórico pelos movimentos do Boca de Brasa e de iniciativas beneficiadas. Visitas mediadas, inclusive com recursos de acessibilidade, também estão agendadas.

SERVIÇO

8º MOVIMENTO BOCA DE BRASA

Quando: 27, 28 e 29 de março de 2025 (quinta, sexta e sábado)

Onde: Quarteirão das Artes | Centro de Salvador

Teatro Gregório de Mattos + Espaço Cultural da Barroquinha + Pátio Iyá Nassô + Café Nilda Spencer + Ladeira da Barroquinha

Quanto: Gratuito

QUINTA-FEIRA, 27 DE MARÇO

● 14h às 22h: Feira de economia criativa | Rua do Couro e Café Nilda Spencer

● 17h às 19h: Exposição Boca de Brasa em Movimento | Foyer do Teatro Gregório de Mattos

● 17h30: Abertura do Movimento | Barroquinha

● 18h: Abertura oficial |Pátio Iyá Nassô

● 19h: Vitrine Boca de Brasa: Odillon | Pátio Iyá Nassô

● 19h40: Aila Menezes – “Baile de Todas as Cores” | Pátio Iyá Nassô

SEXTA-FEIRA, 28 DE MARÇO

● 13h às 19h: Exposição Boca de Brasa em Movimento | Foyer do Teatro Gregório de Mattos | Visitas mediadas: 16h30 e 18h30

● 14h às 22h: Feira de economia criativa | Rua do Couro e Café Nilda Spencer

● 15h às 16h30: Podcast Potências da Periferia – Ep 01: O Poder dos Coletivos Artísticos nas Periferias | Espaço Cultural da Barroquinha

● 17h às 18h30: Podcast Potências da Periferia – Ep 02: Empreendedorismo do Futuro | Espaço Cultural da Barroquinha

● 19h: Humor É Coisa de Mulher | Teatro Gregório de Mattos

● 20h30: Vitrine Boca de Brasa: Andrezza | Pátio Iyá Nassô

● 21h: Hiran canta Brown – Participações de Majur e Nininha | Pátio Iyá Nassô

SÁBADO, 29 DE MARÇO | Aniversário de Salvador!

● 9h às 22h: Feira de economia criativa |Rua do Couro e Café Nilda Spencer

● 13h às 19h: Exposição Boca de Brasa em Movimento | Foyer do Teatro Gregório de Mattos | Visitas mediadas com acessibilidade: 14h e 16h

● 14h às 16h: Oficina de Grafite com Core | Escadaria da Barroquinha

● 17h às 21h: Ocupação Sound System com Ministereo Público e Jesse Royal | Pátio Iyá Nassô

Leia também ...