Current track

Title

Artist


Top-10 curiosidades sobre Bob Marley

Por em 11 de maio de 2021

“A pessoa negra é a reencarnação da antiga Israel, que, nas mãos das pessoas brancas, esteve no exílio na Jamaica”- Leonard Barret.

Hoje (11) completa 40 anos sem a maior estrela do Reggae Music, Bob Marley. A vida curta do músico rendeu uma grande biografa, digna do seu tamanho, mas há detalhes curiosos e pouco divulgados.

1. Devido aos domínios ingleses sobre a Jamaica nos anos 40, seu nascimento é resultado da relação de um soldado inglês chamado Norval Marley com a nativa Cedella Booker.

Como retratado em documentários, Bob era rejeitado pelo pai por conta da sua cor de pele.

Reprodução

2. Em Junho de 1978, Bob Marley foi premiado com a “Medalha de Paz do Terceiro Mundo” pelas Nações Unidas. Alta condecoração da Jamaica por ordem ao mérito.

Rafael Cardoso Singer - Bob Marley recebendo a Medalha da Paz | Facebook
Reprodução

3. Bob era um amante do futebol e do Brasil. Em 1980 jogou com grandes nomes da MPB como Chico Buarque, Alceu Valença e Toquinho. Na ocasião, ganhou e vestiu a camisa 10 do Santos.

Bob Marley
Reprodução

4. A BBC classificou a música “One Love” como sendo a canção do milênio e o cantor e compositor foi eleito o 11º maior artista de todos os tempos pela revista Rolling Stones.

Reprodução

5. A empresa norte-americana Privateer Holdings criou, em 2014, a primeira marca global de Cannabis, batizada Marley.

6. Durante e pós vida, Bob sofreu mais de 100 processos de paternidade. Desses, apenas sete foram confirmados.

Quando os filhos e netos de Bob Marley se reuniram para um retrato pela  primeira vez em uma década | Hypeness – Inovação e criatividade para todos.
Filhos de Bob Marley
Foto: GQ

7. Em 1968, o astro passou um mês na prisão da Jamaica por porte de Cannabis. Durante este tempo, conheceu alguns prisioneiros com os quais criou forte relação. Eles o motivaram a escrever músicas com mensagens políticas mais contundentes.

Ao realizar projetos na capital da Inglaterra em 1977, voltou a ser detido pelo mesmo motivo.

Bob Marley vira questão de vestibular em São Paulo! - Reggae Point
Reprodução

8. A pressão política no ano de 1976 na Jamaica era grande devido à violência causada por gangues, criando um clima de guerra civil. Bob Marley decidiu realizar um show gratuito em nome da paz.

Na casa do compositor, durante o último ensaio, Bob e Rita Marley, integrantes da banda e o empresário Don Tayor foram alvejados e levados ao Hospital Universitário

As motivações nunca foram esclarecidas.

Bob Marley - Atentado - Somos todos Guereiros - We are all Warriors
Reprodução

9. Já no final dos anos 80, Bob machucou o dedão do pé direito durante uma partida de futebol. Como consequência do ferimento não tratado, sua unha caiu.

Alguns anos depois, em uma turnê nos EUA, o cantor passou mal e foi levado hospital. Descobriu-se que na verdade ele tinha uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. A recomendação médica foi que amputasse o dedo, mas ele recusou o procedimento devido à crença Rastafári.

Unha encravada? A verdadeira causa da morte de Bob Marley
Reprodução

10. Seus dreadlocks, uma das maiores representações da imagem de Bob Marley e da sua religião Rastafári, tiveram que ser cortados quando o tratamento por quimioterapia foi iniciado.

Reprodução

Foto destaque: Reprodução


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *