Current track

Title

Artist


Billboard inovou a história da música há 81 anos

Por em 22 de julho de 2021

A Billboard mudou a história da música há mais de oito décadas ao publicar o primeiro ranking de canções mais vendidas em julho de 1940. Anteriormente, a revista havia publicado listas de best-sellers enviadas por gravadoras individuais, mas a partir do dia 27 daquele mês, o gráfico englobava as músicas de todas as grandes gravadoras.

Antes de 1940, a Billboard dividia as canções em três listas: “Partituras de Músicas Mais Vendidas,” “Gravações Mais Populares de Máquinas de Músicas” e “Músicas Mais Tocadas em Rádios” – a última, incluindo diversas estações de rádio de Nova York. 

“Lista Nacional de Gravações Mais Vendidas,” no entanto, mudou a forma de classificar as faixas, sendo o primeiro ranking a englobar dados de todas as partes dos Estados Unidos. A lista foi classificada como um “recurso de serviço comercial” e incluía as 10 canções mais tocadas na última semana em rádios. “I’ll Never Smile Again,” de Tommy Dorsey e Frank Sinatra ficou na primeira posição e liderou o ranking pelas 12 semanas seguintes.

O ranking abriu caminho para diversas outras classificações como a Billboard 200, criada em 24 de março de 1956 para listar os discos mais vendidos em cada semana e a Billboard Hot 100, primeiro ranking de canções norte-americanas, lançado em 4 de agosto de 1958. Atualmente, existem diversas classificações de faixas, como Streaming Songs, Social 50, Billboard Artist 100, entre outras. 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Continue lendo

Próximo post


Thumbnail
Post anterior


Thumbnail