Notícias
Abertura do Expresso 2222 terá lançamento de livro-objeto sobre disco
Este ano, a coletiva de imprensa que abre as portas do camarote Expresso 2222 será ainda mais especial. Além da tradicional recepção aos jornalistas e convidados, no dia 16 de fevereiro (quinta-feira), às 15h, no camarote montado no Edifício Oceania será lançando o livro-objeto que homenageia o álbum Expresso 2222, que acaba de completar 50 anos.
A obra assinada por Ana Oliveira reúne artistas, intelectuais e jornalistas que reinterpretam, faixa a faixa, o disco que nasceu das influências do pop-rock e da música brasileira tradicional, tornando-se um marco na história da MPB.
Fernanda Torres, Arnaldo Antunes, Micheliny Verunschk, Moreno Veloso, Hermano Vianna, Lorena Calábria, Mila Burns, Patrícia Palumbo e Cláudio Leal desvendam a história por trás de cada canção. O repertório do disco também inspirou trabalhos visuais criados por Renata Felinto, Regina Silveira, André Vallias, Vânia Mignone, Muti Randholph, Merepe, Nino Cais, Arnaldo Antunes e o coletivo assume vivid astro focus (avaf).
O livro traz ainda uma vasta pesquisa sobre a repercussão do álbum na ocasião do seu lançamento, em julho de 1972, além de uma proposta de experimentação gráfica que amplia a experiência da leitura.
Sobre a autora
Ana Oliveira concebeu e editou livros-objeto dedicados à MPB: Tropicália ou Panis et Circencis, Acabou Chorare e Expresso 2222. Com Gilberto Gil, publicou, em 2015, Disposições Amoráveis. Ana é também autora do site tropicalia.com.br, a maior referência de informação sobre o movimento tropicalista.