background
Carregando página principal
Logomarca do ATardeFM mobileLupa de busca mobile
voltar a pagina anterior

Artes visuais

Caixa Cultural Salvador abre exposição que destaca o protagonismo negro

Da Redação • 20/05/2024 - 13:09
Curtir

                Caixa Cultural Salvador abre exposição que destaca o protagonismo negro
Jeff Alan pinta desde a infância, motivado pela mãe | Imagem: Shilton Araújo | Divulgação

A Caixa Cultural Salvador abre nesta terça-feira, 21, às 19h, a exposição “Comigo Ninguém Pode – a pintura de Jeff Alan”, que apresenta personagens reais da periferia de Recife e outras capitais. A mostra fica aberta à visitação até 28 de julho, com entrada gratuita.

São 41 obras, incluindo uma tela e um mural inéditos, que reúnem as expressões, trejeitos, traços e texturas retintas de negritudes cotidianas testemunhadas no dia-a-dia do artista pernambucano Jeff Alan.

A mostra traz no título a força da ancestralidade e do olhar que impulsiona a arte de Alan. “Comigo Ninguém Pode" é prova de que a planta mística que garante proteção e prosperidade em muitos lares brasileiros é também a força que move e inspira quem caminha confiante e incansável no desejo de expandir conexões e de ampliar as possibilidades de existências negras.

Periferias Paralelas

É da comunidade do Barro, na Zona Oeste do Recife, onde vive e mantém seu ateliê, que o artista encontra toda a matéria-prima para a sua arte. Daltônico, Jeff Alan pinta desde a infância, motivado pela mãe. É da periferia, tecido urbano de áreas vulnerabilizadas, que ele nutre os ingredientes do que tece com os seus pincéis. É deste lugar de fala e de potência que Alan multiplica as vozes das quebradas e a leva para o mundo das suas pinturas. Corpos retratos de periferias brasileiras, como as de Salvador.

Fruto de um grande sonho coletivo, de inquietação e revolta pelas invisibilidades históricas que acompanham os corpos negros, Jeff acredita nessa exposição como o sonho de um povo. “Antes de ir para o museu, essa exposição é para as periferias. A minha obra nasce na rua. Espero que o público se sinta representado e olhe essas obras como quem se olha no espelho”, declara.


		Caixa Cultural Salvador abre exposição que destaca o protagonismo negro
Mostra conta com 41 obras, sendo duas inéditas | Imagem: Shilton Araújo | Divulgação

A exposição conta com legendas em braile e QR code com a audiodescrição das peças, que destacam os traços e biótipos de crianças, jovens e adultos negros que entrecruzam o caminho do artista. Todos os profissionais que atuam nessa iniciativa são negras, da seleção da monitoria ao curador, artista, produção e assessoria.

Ainda dentro da agenda de atividades, o projeto traz nos dias 12 e 13 de junho oficinas com Jeff Alan voltadas para pessoas com alguma prática artística. Mais informações sobre essa atividade podem ser acessadas, em breve, no site da CAIXA Cultural.

As andanças pelo mundo

Jefferson Alan Mendes Ferreira da Silva, nasceu artista e sonhava em ser, exatamente, quem ele é hoje. Quando criança se imaginava expondo as suas telas pelo mundo. Do pincel faz a sua expressão mais genuína e preenche de cor e de sentidos as negritudes urgentes que se agigantam em sua frente. O artista já teve suas obras expostas em países como França e Inglaterra. Hoje, conquista, cada vez mais, a atenção do público e da crítica ao ser um dos nomes mais promissores das artes visuais no mercado de arte contemporânea brasileira.

Programe-se

Exposição “Comigo Ninguém Pode – A pintura de Jeff Alan”
Onde:
Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57 - Centro)
Abertura: Terça-feira, 21, às 19h, com a presença do artista Jeff Alan
Visitação: até 28 de julho | terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (71) 3241 4200 | Caixa Cultural Salvador

Leia também ...