Notícias
Curta sobre Glauber Rocha disputa prêmio da Academia de Cinema
Um dos maiores prêmios da indústria audiovisual brasileira, a disputa de melhor curta-metragem documental, pela Academia Brasileira de Cinema, tem entre os concorrentes uma produção sobre o gênio do cinema, o baiano Glauber Rocha. Intitulado “Carta para Glauber”, o curta é assinado pelo diretor Gregory Baltz.
Com 12 minutos, o curta foi produzido durante uma aula na faculdade. “O curta-metragem traz o foco em 1964, dias após o golpe militar que instaurou a ditadura no Brasil, Gustavo Dahl, cineasta e pensador do cinema brasileiro, escreve uma carta para o amigo Glauber Rocha, que estava em Cannes apresentando seu filme Deus e o Diabo na Terra do Sol”, diz Gregory.
O prêmio vai ocorrer dia 23 de agosto na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. No entanto, o curta sobre Glauber também foi selecionado em nove festivais até agora, incluindo o ‘É Tudo Verdade’ e o Festival de Tiradentes. A produção foi premiada nos festivais ‘Fest Aruanda’ (Prêmio Abraccine), ‘Arquivo em Cartaz’ (Prêmio Melhor Curta Metragem) e ‘Festival Internacional de Cine de La UBA - Universidade de Buenos Aires" (Menção Honrosa no Festival).