Festival A TARDE FM promove oficinas para fortalecer rádio e produção musical
Redação • 19/09/2025 - 10:14

Se a sede do Grupo A TARDE se transformou em um verdadeiro palco para grandes atrações no último mês de agosto graças aos shows na Arena A TARDE, dessa vez, o espaço vai virar ambiente de educação nesta semana com as oficinas formativas gratuitas do Festival A TARDE FM, realizadas no auditório do Jornal A TARDE. Na quinta-feira, 18, profissionais renomados do rádio baiano compartilharam experiências sobre programação de conteúdo, enquanto nesta sexta-feira, 19, a atenção se volta para os bastidores dos festivais de música. A iniciativa tem apoio do selo Salvador Cidade da Música, da Unesco, da Unifacs, e da Prefeitura de Salvador, por meio da Secult.
Durante a oficina de programação de rádio, o diretor de programação e apresentador da A TARDE FM, Jefferson Beltrão, destacou a relevância do meio. “Vejo o rádio como um meio cada vez mais plural e necessário. Ele continua sendo companhia, prestação de serviço e credibilidade. A oficina é justamente para provocar reflexões sobre linguagem e formatos, mostrando que o rádio pode se renovar sem perder sua essência".
Beltrão ressaltou os pontos-chave para uma programação relevante:
"Quero destacar três pontos centrais: a clareza da linguagem, a capacidade de conexão com a comunidade e a agilidade em dar respostas ao ouvinte. Esses elementos, quando bem trabalhados, fazem toda a diferença em uma programação relevante".
Ele ainda reforçou a importância do Festival como espaço de debate cultural: “É uma forma de ampliar o alcance do festival. A música emociona, mas a comunicação informa e forma. Unir cultura e reflexão sobre o rádio reforça o papel do Grupo A TARDE em contribuir com a sociedade de maneira mais ampla".
O diretor da A TARDE FM, Eduardo Dute, apontou o papel estratégico das oficinas:
“Essas oficinas são parte da nossa estratégia em demonstrar que o compromisso do Grupo não é apenas com a informação e o entretenimento, mas também com a educação e o desenvolvimento profissional do nosso público. Desejamos fortalecer nossa imagem como uma instituição que investe em conhecimento e no futuro do mercado de comunicação e música na Bahia".
Dute contextualizou a proposta do Festival e adiantou planos de continuidade. “O Festival A TARDE FM foi uma parceria com o selo Salvador Cidade da Música que celebra o título concedido pela Unesco em 2016, reconhecendo Salvador como a primeira Cidade da Música do Brasil na Rede de Cidades Criativas. O Festival foi um sucesso absoluto. No entanto, percebemos junto à Secult que o impacto poderia ser ainda maior se oferecêssemos algo que perdurasse além do evento. A música é o nosso motor, mas o conhecimento é o nosso combustível".
Também participou deste primeiro dia de formação, o programador da A TARDE FM, Celso Vieira.