Produção estudantil
Festival de Artes Cênicas abre chamada pública para espetáculos
Podem participar trabalhos artísticos que dialoguem com teatro, dança, performance e artes circenses
O Festival Estudantil de Artes Cênicas (Festac) abriu uma chamada pública para seleção de espetáculos e cenas curtas teatrais produzidas por estudantes da educação básica e ensino superior, que vão compor a programação de obras artísticas da sexta edição do evento. As inscrições devem ser realizadas de 21 de julho a 16 de agosto, por meio do formulário virtual disponível no perfil do Instagram do Festival.
Podem ser inscritos trabalhos artísticos que dialoguem com teatro, dança, performance e artes circenses, que tenham como proponentes professores, funcionários ou estudantes regularmente matriculados em cursos universitários, escolas de educação básica e/ou cursos livres de Artes Cênicas de qualquer região do Brasil, representados por Pessoa Jurídica (MEI).
Idealizado pelos coletivos Coato e Cooxia, e produzido pela pela produtora Transformação Projetos Culturais, o Festac ano 6, que tem como tema central “Defina Sua Cidade”, ocorrerá de 16 a 22 setembro com uma grande mostra de espetáculos, cenas curtas, debates, oficinas, residências e formação de plateia. É de interesse curatorial a busca pelas produções artísticas que se comunicam com esse tempo, que dialogam com a cidade, que mostra a cara da cidade e transgride o fazer. Além disso, que tragam debates acerca de gênero, raça, intolerâncias, diversidade e outras temáticas sócio-políticas.
A proposta, nesta edição, é ampliar diálogos com a cidade, especialmente pela ocupação de outros espaços culturais. O tema “Defina sua Cidade” é uma livre inspiração no poema do autor Gregório de Mattos. “Queremos saber qual a Salvador que nos define? Qual a Salvador que as crianças, adolescentes e jovens definem? É para dar voz a estes estudantes e futuros formadores de opinião que o Festac existe”, descreve Marcus Lobo, integrante do Coato e idealizador do Festac ano 6.
Os projetos interessados podem se inscrever nas categorias: “Cenas Curtas”, com propostas cênicas nas diversas linguagens - teatro, dança, circo, performance e artes integradas, que tenham entre 10min e 15min; “Cine Festac”, com curtas metragens de até 15 min; além da categoria “Espetáculo de Artes Cênicas”, em que podem participar trabalhos da Educação Básica de Salvador e oriundos de produção no âmbito das escolas livres e superiores de artes do território nacional.
Cada proponente pode inscrever mais de uma obra, mas apenas uma delas será selecionada. Os espetáculos serão avaliados considerando os seguintes critérios: Concepção Artística; Viabilidade Técnica; e Currículo do artista/grupo realizador. O resultado dos selecionados e suplentes será divulgado até 15 dias após o encerramento das inscrições através dos canais oficiais do Festac - BA.
Cada obra selecionada receberá uma ajuda de custos, cujo os valores estão disponíveis no edital. O FESTAC não se responsabiliza pelo pagamento de despesas relacionadas a logística (transporte, hospedagem e alimentação em viagem) da equipe dos espetáculos selecionados. Para viabilizar as apresentações, o festival irá oferecer espaço para apresentação, equipamentos e técnicos de palco, som e luz para auxílio na montagem do espetáculo.