Notícias
Festival de Jazz do Capão é cancelado por falta de edital da Secult
O diretor do Festival de Jazz do Capão, Rowney Scott, anunciou nesta segunda-feira, 18, o cancelamento da edição deste ano. A inciativa movimenta o cenário cultural baiano, tendo como marca o encontro de milhares de pessoas no Vale do Capão, em Palmeiras, na Chapada Diamantina (BA).
Scott afirma que a decisão foi tomada por causa da falta de edital da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult). Ele ainda afirma que tentou organizar uma reunião com o titular da pasta estadual, Bruno Monteiro, visando a realização do festival.
"Desde 2017, o festival tem parceria através da Secult. Em janeiro deste ano, o grupo dos calendarizados [que organiza o evento] protocolou uma carta ao secretário Bruno Monteiro, solicitando reunião para tratar da continuidade do edital. Nós nunca fomos atendidos pelo secretário", disse o diretor.
Scott acrescenta que o Jazz do Capão tem 14 anos de existência, com dez edições realizadas. O evento é totalmente gratuito. Ele lembra que a produção baiana tem nível de produção internacional. E que vai seguir na luta para "manter vivo" o festival no Capão.
Em nota enviada ao Portal A TARDE, a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) disse que está atuando no lançamento de um novo edital, atendendo os novos marcos legais do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). A execução do edital vai garantir o financiamento de eventos como o Festival de Jazz do Capão por três anos, no mínimo.