Notícias
Filhas de Gandhy anuncia tema do Carnaval e apresenta traje
O ano de 2024 é mais do que especial para o Afoxé Filhas de Gandhy. Primeiro bloco de mulheres afoxé da Bahia, o grupo vai comemorar 45 anos de história, promovendo diversidade cultural e empoderamento feminino.
Para a celebração, o tema escolhido e anunciado nesta terça-feira, 16, foi “Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado". Durante o evento, realizado na sede do bloco, no Pelourinho, também foi apresentado o traje oficial.
Em entrevista ao Grupo A TARDE, Silvana Magda, coordenadora do carnaval 2024 do Afoxé, disse que a temática mergulha na realidade do grupo, trazendo à tona a narrativa das mulheres empoderadas que são as guardiãs do sagrado.
“Nós viemos de uma história bem sofrida, então todos os anos a gente tenta trazer manifestações, celebrando outras culturas, aí fizemos uma visão interna da nossa situação. Por que não se falar de mulheres que são empoderadas, que são detentoras do sagrado? Porque são elas que viabilizam tudo isso, não só com a energia que é voltada à terra, ao ar, ao fogo e a água, mas elas trazem esses segredos”.
Segundo Magda, a intenção é transformar o desfile na avenida em um momento cênico para transmitir o respeito e a reverência às mulheres.
“Quando eu digo os elementos, mas esses elementos se transformam no dia a dia, a gente tem um corpo que a gente se alimenta, a gente tem um corpo que precisa desses elementos, então a gente traz essa riqueza desse conhecimento dessas mulheres para que a gente possa canalizar e mostrar na avenida de uma forma cênica do que é essa questão da religião dentro da cultura”, completou.