Notícias
Fundação Casa de Jorge Amado reabre com novo espaço e exposições
Um dos equipamentos culturais mais tradicionais da capital baiana, a Fundação Casa de Jorge Amado reabrirá ao público nesta quarta-feira, 11, às 15h, em Salvador, trazendo uma série de novidades na preservação do legado de um dos maiores escritores brasileiros. Localizada no Pelourinho, a instituição, representada pelo icônico casarão azul de número 51, irá reabrir também o casarão de número 49, e incorporar o de número 47, ampliando significativamente seus espaços expositivos e de pesquisa.
Foram nove meses em reforma, a maior desde a inauguração em 1987.
Entre os destaques da reabertura está a inauguração de espaços dedicados à memória de Zélia Gattai e Myriam Fraga. Outro espaço de destaque é a exposição permanente dedicada ao orixá Exu, descrito como o “guardião da casa”, desenvolvida como uma maneira de homenagear a conexão do escritor Jorge Amado com as religiões de matriz africana
A sala dos ilustradores é outro ponto alto. Dedicada aos artistas gráficos que contribuíram para as obras de Jorge Amado, o espaço reúne grandes ilustrações, inclusive obras que marcaram edições icônicas dos livros do escritor.
Além das novas exposições, a Fundação passa a contar com um acervo de pesquisa transferido para um ambiente mais moderno, equipado com arquivos deslizantes e mobiliário à prova de fogo, garantindo maior preservação.