Notícias
Fundação Verger apresenta ‘Raízes’ com fotos dos quilombos de Caetité
O projeto 16 Ensaios Baianos, promovido pela Fundação Pierre Verger, iniciará sua terceira edição no dia 31 de agosto, a partir das 15h. Desta vez, a iniciativa irá apresentar o cotidiano das comunidades quilombolas de Lagoa do Mato, Vereda dos Cais e Sapé, localizadas em Caetité, no Sudoeste da Bahia, a 640 km de Salvador. Em Sapé, foi registrado um encontro com 14 comunidades quilombolas da região. O projeto conta com uma parceria da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3.
Intitulada ‘Raízes’, a exposição destaca o trabalho da fotógrafa Amanda Tropicana. Nas edições anteriores, 16 Ensaios Baianos apresentou ‘Vaqueirama’, de Ricardo Prado, com os Vaqueiros do Sertão da Bahia, e ‘Herança do Pai’, de João Machado, que retratou os romeiros de Bom Jesus da Lapa. Nesta edição, o foco está nas lideranças femininas quilombolas.
As imagens do ensaio Raízes foram capturadas como a primeira fase de um projeto da Cáritas que busca dar visibilidade às lutas e necessidades das comunidades tradicionais.