Dança
Instituto A Mulherada inscreve em curso gratuito de dança afro
Aulas começam no dia 2 de agosto e acontecem na Casa do Carnaval, no Pelourinho
Mulheres negras cis, lésbicas, bissexuais, travestis, transsexuais e transgêneros, oriundas da comunidade do Centro Histórico e áreas adjacentes, bem como das periferias de Salvador, podem se inscrever no curso gratuito de dança afro, que vai ser oferecido a partir de agosto pelo Instituto A Mulherada.
As inscrições devem ser feitas por meio do formulário online. As vagas são limitadas e as interessadas devem ter no mínimo 18 anos. O curso começa no dia 2 de agosto e será realizado na Casa do Carnaval (Pelourinho), todas as sextas-feiras, das 14h às 16h40. Serão 10 semanas consecutivas.
Integrando a programação do projeto "Cultura Entrelaçada Preta”, o Instituto A Mulherada propõe, com a formação, ampliaras possibilidades de interação destas mulheres com o mundo da dança, contribuindo com o fortalecimento da cultura. Além de viabilizar a participação das concluintes em eventos e shows da Banda A Mulherada, inclusive da Ala de Dança do Carnaval do bloco.
Em sua segunda turma, o curso é ministrado pela arte-educadora Juliete Ribeiro, que vai abranger uma variedade de ritmos, como samba-reggae, ijexá, maracatu, coco, dentre outros, além de apresentar coreografias baseadas na cultura afro-brasileira.
O projeto foi fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 e tem apoio da Fundação Gregório de Mattos e Casa do Carnaval.