background
Carregando página principal
Logomarca do ATardeFM mobileLupa de busca mobile
voltar a pagina anterior

Cinema

Mostra 'Cinema É Cachoeira' exibe filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio

Obras produzidas no Recôncavo Baiano são exibidas no circuito comercial de cinco cidades brasileiras

Da Redação • 29/07/2024 - 20:24
Curtir

                Mostra 'Cinema É Cachoeira' exibe filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio
O filme inédito 'Mugunzá' é um dos exibidos na mostra | Imagem: Reprodução

A cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, é cenário para a cinematografia contemporânea produzida sob as lentes dos cineastas Ary Rosa e Glenda Nicácio, que realizam até 24 de agosto a primeira edição da mostra “Cinema É Cachoeira – Os filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio”.

São Paulo (SP), Salvador (Bahia), Rio de Janeiro (RJ), Poços de Caldas e Belo Horizonte (MG) exibem as cinco produções entre longas de ficção e drama que integram a mostra: o inédito “Mugunzá” (2022), “Café com Canela” (2017), “Até o Fim” (2020) , “Voltei!” (2021) e "Ilha" (2018).

As produções cinematográficas de Ary Rosa e Glenda Nicácio, parceiros há mais de uma década na direção de filmes e também curadores da mostra, apresentam um recorte da diversidade cultural, social, histórica e geográfica do Recôncavo Baiano. Durante a maratona de filmes, o público poderá acompanhar nas telonas atuações de grandes nomes do cinema brasileiro como Fabrício Boliveira, Aldri Anunciação, Babu Santana, Valdinéia Soriano, Renan Motta, Maíra Azevedo (Tia Má), Arlete Dias, entre outros importantes atores. A classificação indicativa varia de acordo com cada filme e temática das obras.

Histórias do Recôncavo

Premiado em inúmeros festivais, o drama “Café com Canela”, retrata o reencontro entre Margarida, que vive em Cachoeira – isolada pela dor do filho – e Margarida, que segue a vida na região, entre adversidades do dia a dia e traumas do passado. O drama “Até o Fim”, destaca o reencontro de quatro irmãs para esperar a morte do pai hospitalizado e que pode deixá-las a qualquer momento. Desabafos e reconhecimentos de quatro irmãs que não se reúnem desde a morte da mãe, há 15 anos. No longa-metragem de ficção e fantasia “Voltei”, as irmãs Alayr e Sabrina ouvem no radinho de pilha o julgamento que pode mudar os rumos de um país “sem energia”. E elas são surpreendidas por Fátima, a irmã que volta dos mortos para confraternizar nessa note histórica.

E inéditos no circuito comercial de cinema do país, a mostra exibirá “Ilha”, drama estrelado por Aldri Anunciação e Renan Motta – onde um jovem da periferia sequestra um premiado cineasta para, assim, realizar um filme sobre sua história na ilha, lugar onde os nativos nunca conseguem sair. O segundo destaque inédito é “Mugunzá”, protagonizado por Fabrício Boliveira e Arlete Dias. Nele, Arlete acorda e está tudo fora do lugar. Ela perdeu um amor, um filho, a casa e agora quer justiça.

"A mostra é uma possibilidade de celebrar a trajetória da nossa produtora Rosza Filmes e dos nossos processos de produção, com filmes que foram produzidos no interior, no Recôncavo da Bahia. Acreditamos que estes filmes dialogam com os atravessamentos que ocorreram no país durante os períodos de produção, e que afetaram diretamente as nossas histórias”, enfatizam / comemoram os diretores e curadores da mostra, Ary Rosa e Glenda Nicácio.

A lista de cidades e de cinemas participantes pode ser conferida neste link. E o valor do ingresso para os filmes é o já cobrado por cada exibidor, nas cidades participantes. Viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, a mostra “Cinema É Cachoeira – Os filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio” é coprodução Rosza Filmes e Elo Studios, com apoio do Governo do Estado da Bahia e do Governo Federal.

Leia também ...