Neste fim de semana
Mostra reúne novos artistas da Performance Negra
Novos talentos das artes vão ser conhecidos na mostra final das Oficinas de Performance Negra 2024 do Bando de Teatro Olodum
Nos dias 29 e 30/6 (sábado e domingo), às 19h, no Espaço Xisto Bahia, nos Barris, acontece a Mostra Final das Oficinas de Performance Negra, ministradas pelo Bando de Teatro Olodum.
No palco estarão reunidos 90 artistas, de diferentes bairros da cidade, que participaram dos três núcleos formação (Subúrbio, Cidade Baixa e Centro), entre março e junho. As aulas de teatro, música, dança, audiovisual e memória e identidade negra foram conduzidas pelos artistas do Bando, em uma metodologia própria consolidada pelo grupo ao longo dos quase 34 anos de trajetória nos palcos e nas telas.
“O resultado é um desfile de talentos negros que cantam, dança e interpretam suas próprias histórias de resistência com muita entrega às artes cênicas. Um belo espetáculo que tem a qualidade e comprometimento das produções do Bando de Teatro Olodum, que tanto sucesso fazem em Salvador e nas diversas cidades por onde passam”, destaca Cássia Valle, escritora, diretora, atriz do Bando de Teatro Olodum e uma das oficineiras.
“Com essa mostra final, além de se emocionar com um lindo espetáculo artístico, o público conhecerá os talentos que brotam nas comunidades negras desta cidade e que foram despertados nos encontros proporcionados pelas Oficinas de Performance Negra, em uma rica troca entre novos e experientes artistas”, detalha Fábio Santana, poeta, educador e ator do Bando, que também atuou como oficineiro no projeto.
Além de Cássia Valle e Fabio Santana, as aulas foram dadas por Arlete Dias, Cell Dantas, Daniel Vieira (Nine), Ednaldo Muniz, Gerimias Mendes, Jamile Alves, Jorge Washington, Leno Sacramento, Maise Xavier, Merry Batista, Naira da Hora e Rejane Maia e tiveram a supervisão artística do bailarino José Carlos Arandiba, o Zebrinha, e o músico e compositor Jarbas Bittencourt.
As Oficinas de Performance Negra 2024 integram o Projeto Cabaré da Rrrraça 25+25 que conta com o patrocínio da Wilson Sons, via Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda – SEFAZ, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT e Fundação Gregório de Mattos – FGM.