Música
Orkestra Rumpilezz faz show gratuito no Centro Histórico
Bigband de sopros e percussão se apresenta na Escadaria do Passo na primeira sexta-feira de cada mês
Como parte do projeto Rumpilezz Funfun no Passo, a bigband Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz realiza mais um show gratuito nesta sexta-feira, 2, às 19h, na Escadaria do Passo, no Centro Histórico de Salvador.
O projeto teve início em outubro de 2023 e está confirmado até dezembro de 2024, com apresentações sempre na primeira sexta-feira de cada mês. Para este décimo show na Escadaria do Passo, o grupo irá revisitar o repertório dos principais projetos produzidos junto ao maestro Letieres Leite, entre temas autorais e novos arranjos para obras de outros compositores.
Criada em 2006 pelo maestro Letieres Leite, a Orkestra Rumpilezz traz em seu nome uma homenagem ao universo sagrado do Candomblé e suas matrizes rítmicas, com seus três atabaques - Rum, Rumpi e Lé -, ao que se acrescenta, no final da palavra, duas letras "z" em referência ao jazz.
Com o Rumpilezz Funfun no Passo, o grupo retorna às suas atividades calendarizadas em Salvador após a morte de Letieres Leite, em 2021. Para esta volta aos palcos, o dia escolhido foi a sexta-feira, que simboliza os orixás "funfun", ou seja, que se vestem de branco, assim como o tradicional figurino utilizado pelos músicos da orquestra em reverência ao Candomblé.
"A orquestra tem uma vibração espiritual muito forte, tudo nessa orquestra traz esse sentimento de espiritualidade. Os tambores, as músicas, o compositor, maestro Letieres Leite: a gente sempre toca com o botão da espiritualidade ligado. Estaremos todos de branco, nosso figurino primordial, para saudar as sextas-feiras de Oxalá e lembrar do nosso maestro, que é de Xangô!", comenta Rowney Scott, saxofonista.
No show do próximo dia 2, a Orkestra irá revisitar o repertório dos principais projetos produzidos pelo maestro: os álbuns autorais "Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz" e "A Saga da Travessia", o disco "Moacir de Todos os Santos" e o trabalho "Rumpilezz Visita Caymmi", com arranjos de Letieres para as obras destes compositores nordestinos que eram grandes referências para o maestro. Fazem parte do repertório canções como Noite de Temporal e Acalanto, de Dorival Caymmi; Coisa Número 5 (Nanã) e Coisa Número 4, do pernambucano Moacir Santos; e os temas autorais Honra ao Rei, Floresta Azul e Taboão, entre outros.
Os concertos do "Rumpilezz Funfun no Passo" têm lotado a Escadaria do Passo a cada mês e levado um público diverso e animado para ouvir música instrumental de forma gratuita no Centro Histórico da cidade. Este projeto é uma realização do Instituto Rumpilezz com a Secretaria de Cultura e Turismo do Município e a Saltur.