Notícias
Projeto ambiental vai restaurar manguezais na Baía de Todos-os-Santos
No dia em que se comemoram os 523 anos de batismo da Baía de Todos-os-Santos (BTS), a Fundação Vovó do Mangue lança uma nova etapa do projeto CO2 Manguezal, com foco na restauração ecológica de áreas de manguezais e bacias litorâneas da BTS, visando a proteção da biodiversidade e dos mananciais. Até o ano de 2027, o CO2 Manguezal – Floresta Viva irá restaurar 217 hectares de manguezais e matas ciliares e promover uma rede de protetores ambientais com mais de cinco mil pessoas nos municípios de São Francisco do Conde, Maragogipe e Vera Cruz, no Recôncavo Baiano.
O projeto prevê ainda a realização de pesquisas sobre o potencial de sequestro e de estoques de carbono, ações de educação ambiental e de fortalecimento da cadeia produtiva da restauração ecológica.
Com 46 mil hectares de manguezais, a BTS é um sistema estuarino que recebe a descarga de três bacias hidrográficas associadas aos rios Paraguaçu, Jaguaripe e Subaé. “Diante deste contexto, é urgente que medidas sejam tomadas tanto no sentido de mitigar os danos já causados, como também no sentido de frear o desmatamento de matas ciliares que protegem os rios que deságuam na baía, e de áreas de manguezais que, além de serem o berço de reprodução de várias espécies marinhas, são também a base de sustento, de produção de alimento e geração de renda para as comunidades que vivem no entorno da BTS”, afirma Luiz Carlos Brasileiro, diretor geral da Fundação Vovó do Mangue, destacando a importância do projeto CO2 Manguezal.