Balé
Sala do Coro recebe espetáculo 'Gostoso', do BTCA
Curta temporada segue até este domingo, com ingressos a preços populares
Um espetáculo que reflete a jornada migratória de quem sai do sertão rumo ao litoral baiano. "Gostoso", nova montagem do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), vai segue em curta temporada até este domingo, 28, na Sala do Coro do TCA. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e estão à venda na bilheteria do teatro ou pela plataforma Sympla.
Com direção e criação coreográfica de Leandro de Oliveira, a montagem fala da saborosa identidade forjada pelas marcantes diferenças culturais da Bahia. O processo de construção colocou o elenco da companhia pública de dança para participar de oficinas de preparação nas diversas formas de dança e música da cultura popular baiana. As oficinas de preparação têm como objetivo principal enriquecer o processo criativo do espetáculo "Gostoso", apresentando aos bailarinos do BTCA movimentos a partir de fortes influências da cultura popular nordestina. Durante o mês de junho, o elenco participou das oficinas de “Samba de Côco”, com Isis Carla, “Dança de Salão e Samba de Gafieira”, com Jocélia Freire, e “Musicalidade”, com Ridson Reis.
“O público pode esperar um espetáculo forte, vibrante, intenso, que se origina de uma fusão. Dessa terceira coisa que surge a partir dessa comunicação entre as duas culturas: a cultura sertaneja, que traz característica forte da pesada, e a cultura do Recôncavo baiano, que traz o sapateado também do samba. Essa fusão traz uma terceira coisa essa nova identidade. Então, acho que é pode esperar uma pisada forte”, avaliou o diretor de “Gostoso”, Leandro Oliveira.
O elenco da montagem é formado pelos bailarinos da companhia Agnaldo Fonsêca, Ângela Bandeira, Dina Tourinho, Fátima Berenguer, Gilmar Sampaio, Lila Martins, Lílian Pereira, Luís Molina, Luíza Meireles, Maria Ângela Tochilovsky, Mônica Nascimento e Rosa Barreto.
Completando a ficha técnica, o iluminador Victor Hugo Sá responsável também pelo mapping do espetáculo, Paulo Oliveira na criação do figurino - com apoio de Guida Maria -, e Very Bulhosa na produção e mixagem musical. O diretor Leandro de Oliveira também participou da trilha sonora com a pesquisa musical. Anna Paula Drehmer e Ticiana Garrido, membros do BTCA, são assistentes de coreografia.