Notícias
UFBA avança para lançar primeiro Doutorado Profissional em Música do Brasil

A Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS / UFBA) alcançou, na quinta-feira (20) mais um marco em direção ao lançamento do primeiro Doutorado Profissional em Música do país: a autorização por parte do Ministério da Educação (MEC), conferida, simultaneamente à UFBA e à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) .
“Enquanto a aprovação pela CAPES atestava a capacidade de oferta do curso de Doutorado Profissional em Música por ambas as instituições, com a autorização conferida pelo MEC, o curso pode ser oficialmente aberto”, explica o professor Dr. Lucas Robatto, coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA (PPGPROM), parte da Escola de Música da UFBA.
Diferenciando-se dos programas acadêmicos de pós-graduação stricto sensu pela sua forte relação com o mercado do trabalho, os programas de pós-graduação profissional se concentram em estudos e técnicas voltadas para a qualificação profissional, sendo ideal para estudantes que desejam aplicar seus conhecimentos em ambientes diversos da pesquisa acadêmica.
Em uma tentativa de construir uma rede de pós graduações profissionais em artes, o PPGPROM vem trabalhando em conjunto com a UFRJ e com a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) — que obteve a autorização para Doutorado Profissional em Artes da Cena — para definir o planejamento de diretrizes para a oferta dos cursos de doutorados profissionais.
Com expectativas de que seja lançado até 2026, o novo curso de Doutorado Profissional em Música será parte do PPGPROM, responsável também pela criação do primeiro Mestrado Profissional em música do país. Completando doze anos desde a sua criação, o PPGPROM alcançou, ao final de 2024, a marca de 200 mestres formados pela Instituição, e conta com uma equipe de 15 professores permanentes, 3 professores colaboradores e 2 professores visitantes.