Notícias
Caixa promove ciclo gratuito de cinema baiano
A Caixa Cultural Salvador inicia neste sábado, às 16h, uma série de exibições gratuitas com a proposta de garantir visibilidade à produção audiovisual da Bahia. O ciclo "Cinema Baiano (re)descoberto" vai contar com um conjunto de filmes em curta, média e longa-metragem entre os meses de abril e maio.
Na lista, estão os curtas "Muros", de Camele Queiroz e Fabricio Ramos, e "Obra Autorizada", de Iago Cordeiro Ribeiro, que já passaram por eventos prestigiados como o Panorama Internacional Coisa de Cinema e Tiradentes Filmes Festival e ganharam prêmios. As produções abordam a paisagem urbana de Salvador e Cachoeira.
Os realizadores estarão presentes para apresentar as obras e conversar com os espectadores, após a projeção. No dia 15 de abril, a convidada é a cineasta Marília Hughes, co-autora (ao lado de Cláudio Marques) do documentário "Sobradinho", um dos destaques do ciclo.
Completam as atrações de abril, o longa-metragem "Revoada", uma revisita ao crepúsculo do Cangaço narrada por José Umberto Dias e que traz Jackson Costa como protagonista, além de um programa de curtas realizados em Vitória da Conquista, cidade natal de Glauber Rocha e cuja tradição inventiva vem sendo renovada por um grupo de jovens realizadores, como Daniel Leite Almeida (" Entre o ninho e as andorinhas"), Rayssa Coelho e Filipe Gama ("Central de Memórias"). O clássico " O Cristo de Vitória da Conquista", de André Luiz Oliveira, diretor também do cultuado "Meteorango Kid", faz a ponte geracional.