A tarde FM logo

Casa de Jorge Amado inaugura espaços que ampliam memória e legado

Redação • 09/12/2025 - 16:49


		Casa de Jorge Amado inaugura espaços que ampliam memória e legado
Imagem: Divulgação

A Fundação Casa de Jorge Amado dará mais um passo em sua renovação estrutural e simbólica na próxima sexta-feira, 12, quando inaugura dois novos espaços expositivos dedicados à escritora Zélia Gattai e à ialorixá e intelectual Mãe Stella de Oxóssi.

A apresentação acontece às 10h, em atividade exclusiva para imprensa e convidados, e o público geral terá acesso a partir das 12h.

A sala dedicada a Zélia Gattai traz fotos, manuscritos e objetos pessoais que percorrem desde a trajetória literária até sua intensa relação com a fotografia. Companheira de vida e arte de Jorge Amado, Zélia (1916–2008) transformou lembranças em literatura desde o sucesso de seu livro de estreia, Anarquistas, graças a Deus (1979).

Filha de imigrantes italianos anarquistas, cresceu em um ambiente permeado por liberdade e idealismo, pilares que atravessam sua obra e que agora são resgatados na exposição.

Também fotógrafa, registrou momentos íntimos e históricos, deixando um acervo que ajuda a entender parte da vida cultural brasileira. A nova sala apresenta essas múltiplas camadas, destacando a artista que fez da memória um gesto de resistência e afeto.

A homenagem a Mãe Stella de Oxóssi (1925–2018) integra a Casa Exu 47, ambiente permanente dedicado ao orixá escolhido por Jorge Amado como guardião da instituição.

A ialorixá, que também foi escritora e referência intelectual do Candomblé, liderou o Ilê Axé Opô Afonjá e levou para a literatura o pensamento ancestral das religiões de matriz africana.

Autora de obras como Meu tempo é agora e Owé – Provérbios Iorubás, tornou-se, em 2013, a primeira ialorixá a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia. Sua relação de amizade e troca com Jorge Amado e Zélia reforça o diálogo entre espiritualidade, escrita e identidade cultural.

Paloma Amado e João Jorge Amado, filhos de Zélia Gattai e Jorge Amado, estarão presentes na inauguração.

ARTIGOS RELACIONADOS