Vocalista do A-ha diz que pode terminar carreira após diagnóstico de Parkinson
Redação • 05/06/2025 - 15:55

Vocalista do A-ha, Morten Harket revelou que foi diagnosticado com Parkinson e que o tratamento para os sintomas da doença afetou não apenas sua voz, mas também seu "futuro criativo". A consequência seria a aposentadoria do cantor de 65 anos, uma das vozes mais icônicas do pop dos anos 1980.
Apesar de ter divulgado sua condição médica ontem (4), Morten já está em tratamento desde o ano passado, quando passou por duas cirurgias para implantar dois eletrodos no cérebro. Eles são usados em um tratamento chamado de estimulação cerebral profunda.
Contudo, o cantor revelou que conter o Parkinson exigiu um preço caro a suas habilidades artísticas, ao menos por agora. "Não sinto vontade de cantar, e para mim isso é um sinal", disse ele ao biógrafo da banda, Jan Omdahl. "Tenho a mente aberta em relação ao que acho que funciona; não espero conseguir ter controle técnico total. A questão é se consigo me expressar com a minha voz. Do jeito que as coisas estão agora, isso está fora de questão. Mas não sei se conseguirei fazer isso em algum momento no futuro", confidenciou o artista.