Cinema
Mostra traz filmes inéditos sobre o Nordeste e raridades da Amazônia
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) promove, em Salvador, a mostra de cinema "Nordeste, Amazônia: povos, lutas e ecologias em Adrian Cowell, Jesco von Puttkamer e Vicente Rios". Os filmes serão exibidos a partir desta terça (23) até 31 de maio, na Sala de Arte do Museu Geológico e da Sala de Arte da Ufba.
A mostra conta com obras raras e algumas inéditas que estão guardadas no acervo "Imagens da Amazônia", da PUC de Goiás.
O objetivo é exibir pela primeira vez filmes feitos entre os anos 1960 e 2000, e apresentar uma trilogia inédita no cinema sobre o Nordeste, de 1963.
A mostra integra o projeto de pesquisa "Documentando as lutas socioambientais", que pesquisa o acervo deixado por Cowell, além de procurar conexões entre Nordeste e Amazônia em seus trabalhos documentais.
A ação, coordenada pelo professor Felipe Milanez junto ao grupo de pesquisa de Ecologia Política, também tem como objetivo homenagear Vicente Rios, que faleceu em setembro de 2022, e Adrian Cowell, nos seus dez anos de falecimento.
Além disso, a mostra visa reconhecer o trabalho do fotografo Jesco von Puttkamer, cujo material repousa no mesmo acervo, e que participou da expedição non nordeste em 1963. Os filmes foram cedidos do acervo da PUC de Goiás, que possui mais de sete toneladas de produção audiovisual dos 50 anos que Cowell filmou a Amazônia.
Serão realizadas cinco sessões gratuitas de longas metragens inéditos do documentarista britânico e além disso, sessões de debates com diversos convidados, dentre eles lideranças de movimentos sociais, professores da Ufba e o filho do cineasta Vicente Rios, Nilson Rios.